segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Dr. Cunha


Estava muito descansadinho a ver o Telejornal, quando uma notícia me fez soar uma qualquer campainha, tipo: onde é que já ouvi isto?! Dizia a dita noticia que Portugal está em 1º lugar no que toca a cunhas, daí a este espaço de escrita foi um salto e de facto, após uma breve pesquisa, constatei que a “instituição cunha” é tão velha quanto a nação ou ainda anterior á criação desta. Investiguei e descobri que D. Henrique de Borgonha (pai de Afonso Henriques) que enquanto cruzado ajudou o Rei Afonso VI de Castela e Leão na reconquista aos mouros o Reino de Galiza (que incluía o agora norte de Portugal) e foi presenteado por esse facto, com a mão de D. Teresa de Leão e o Condado Portucalense (hoje, um país da União Europeia, com vista para o mar, chamado Portugal). Dos meus estudos depreendo, que D. Henrique de Borgonha para que seu sogro lhe concedesse o Condado Portucalense, pediu a Garcia de Aragão, bispo de Pamplona, primo e amigo pessoal de Afonso VI , tendo inclusivamente ambos estudado na Tele-escola no ano lectivo 1055/1056???, que interferisse a seu favor.

Hoje, mil anos após, em que o Mundo e o ex-Condado deram largos passos no desenvolvimento dos povos, hoje, dizia eu, quando se levantam vozes em nome da democracia, da competência, da excelência, do desempenho, da imparcialidade… a dita “instituição”, detém um peso desmedido que não deveria fazer sentido nos dias que vão correndo, alguns mais académicos gostam de tratar a dita por “Dr. Cunha”,

À laia de exemplo, excluindo o já citado caso de D. Henrique, não é de estranhar que para arranjar trabalho só o currículo, mais os testes psicotécnicos, mais o perfil do candidato, mais o que for necessário concluir para o preenchimento do lugar, não cheguem?! Pois não! É preciso a “Cunha”!
Mesmo quando se está a trabalhar, assim, com um contrato de trabalho a termo certo… Não é, que é necessário uma “Cunha”?! Não! Não! Não é isso que estão a pensar, a pessoa é competente, executa de forma irrepreensível as suas tarefas, pontual, nunca faltou em 24 meses (excepto uma única vez para ir ao funeral da mãe) mas, não querem saber que o patrão, tem um sobrinho que não quer estudar mais e pronto… dava-lhe jeito colocá-lo no lugar da pessoa que tem o contrato a acabar. Dizem-me assim: - Ah! A lei não permite. Pois não! Mas também é proibido andar a mais de 120 Km/H na auto-estrada e todo o meu “people” anda!!!

Então e a Josefina, que casou com o meu primo (ainda que afastado – vive no Algarve) Zé Custódio, que lhe deu uma dor nas costas coitadinha e ficou em casa sem se mexer. Depois de muito tempo e vários exames, o médico foi peremptório: - só operando! Mesmo com carácter de urgência só daqui a 8 ou 9 meses é que terá vaga; ou então, na clínica onde trabalho, aí pode ser para a semana, vai é sair caro!
Um drama! A Josefina ainda falou com o meu primo Zé.
- Ó Zé, e se vendêssemos a vaca e os porcos?! Já viste o que é a minha vida aqui deitada durante 8 ou 9 meses?!
O Zé com pena da mulher ainda fez umas contas, mas mesmo vendendo os animais, além de ficarem sem sustento não daria para 1/4 do custo da operação. Repentinamente lembrou-se da Srª. Dª. Alexandrina, a senhora da casa rica lá da aldeia, ela tinha um filho médico em Coimbra. Lá falou com a Srª. Dª. Alexandrina e mês e meio depois, já estava a ser operada. O Zé matou a vaca e encheu a arca da Srª. D. Alexandrina.

Para já não falar da Amélia, católica devota desde que se conhece e ao querer baptizar o filho, vê o Sr. Padre da paróquia negar-lhe o que pretende, pois a madrinha não tinha a Comunhão Solene nem… , Também se resolveu: uma “Cunha” no Sr. Padre duas paróquias mais abaixo e zás: uma criança baptizada.

O Sociedade Imobiliária “Novas e do Melhor, Lda.”, com dificuldade na obtenção do licenciamento para a concretização da Urbanização Monte da Palha, resolveu também a questão com o “Dr.Cunha” , na pessoa do Engº. Xavier da Câmara Municipal.

Era só querer e não mais parava. Todos nós somos responsáveis pela aludida Instituição estar viva e de boa saúde, o facilitismo, o comodismo, o bom deixa andar tão português, aquece e dá alma ao Dr. Cunha.

5 comentários:

Anónimo disse...

:)...realmente está no sangue!
A :)

Manel do Montado disse...

Já viste a história do Fernando Pessoa? A cunha da filha do Jorginho Sampaio para Assessora do Ministro da Presidência? Do filhinho dele na PT? Tudo competentes e técnicos altamente qualificados.
Há até um licenciado em direito sobrinho de um ex-presidente da Assembleia da República que é o tirador de fotocópias mais caro da Europa, ganha 3000€/mês, embora o título seja de consultor jurídico.
Isto ainda há-se ser um país!

Moura disse...

A tradição continua a ser o que era...pelo menos na esfera pública.
A "filosofia cunhal" tem muito que se lhe diga!
Um abraço

Chanesco disse...

O que eu acho estranho é que com tanta cunha por aí há, neste país ninguém queira rachar lenha.

Ninguem quer trabalhar para aquecer.

Abraço e boa semana

Tozé Franco disse...

Ainda bem que não é preciso a intervenção do Dr Cunha para vir aqui fazer um comentário.
Quanto ao resto, lá continuamnos alegremente com estes vícios que não nos hão-de deixar sair da cepa torta.