sábado, maio 06, 2006

Terna Saudade

A minha avó materna chamava-se Amélia. Era eu muito pequeno, com apenas 5 anos de idade quando faleceu. Mesmo assim, no sotão da minha memória, ainda encontro a sua imagem, presa dos movimentos, já que nova ficou paralitica; lembro a sua humilde casa em Santa Clara - Coimbra e de a visitar com frequência com minha mãe, mas as memórias de esse tempo longínquo não conseguem outro alcance.

A minha avó paterna, a Maria da Graça, uma mulher elegante e bem disposta, mas marcada pela dura vida que o regime salazarista lhe proporcionou. Nascida numa linda aldeia da então Beira Alta, no concelho de Oliveira do Hospital, mesmo na pontinha desse concelho, quase a beijar o concelho vizinho de Seia, de nome: Alvôco das Várzeas. Sem instrução, como quase toda a gente, o que naquele tempo era uma moda e mais do que isso, um passaporte para ir trabalhar de sol a sol para a casa rica lá do sitio a troco de um caldo de água e farinha. Lembro bem as rugas na linda cara de minha avó, contavam a vida sofrida de uma época que foi rude e cruel para aqueles, que como ela, tiveram que sofrer no corpo e na alma as agruras de uma vida de inexistência, onde apenas os "senhores" (ricos ou das casas ricas) tinham direito a existir na plenitude da dignidade humana.

Dando um salto nesta história (ou estória - não sei bem), com 14 anos fui viver para Alvõco, e durante um certo período ia dormir a casa dos meus avós paternos.
Uma casa muito pequena, humilde, mas também muito reconfortante. A um canto da minúscula cozinha, lá estava a lareira, sempre acesa, onde minha avó cozinhava, e a comida ali feita tinha um sabor que em mais lado algum encontrara. Era naquela lareira, que minha avó Graça preparava o "café" de cevada, que eu e meu avô partilhávamos por volta das 7 horas da manhã, naquelas manhãs frias de Inverno e que me sabia a um manjar de reis. Nessa altura acordava bem disposto, pois sabia que tinha o "café" pronto e a boa disposição da minha Avó.

Avó Maria da Graça, está dentro do meu coração, partiu em tempo para uma viagem (e eu estava noutra viagem), para muito longe, muito longe - mas como diz a cantiga: "onde nos vamos encontrar".
Nunca lhe disse Avó, mas o seu "café" é (ainda lhe sinto o cheiro e o sabor) delicioso. Tenho saudades do seu olhar, do seu sorriso, de quando me chamava herege... Avó: GOSTO MUITO DE SI.

Com este humilde texto, apenas pretendi HOMENAGEAR TODAS AS MÃES (e minhas Avós).
Muito especialmente a MINHA MÃE (Adoro-te MÃE) e a MÃE do MEU FILHO (Amo-te MULHER por quem um dia me apaixonei).

8 comentários:

cuco disse...

Venha daí um abraço e parabéns pelo texto.Quanto à visita,aguardo.
Fraternalmente
.'.

Moura disse...

Isto é que é escrever bem! Tem mesmo jeito para a escrita e um sentido comemorativo como foi no 25 de Abril e agora Dia da Mãe!
Eu no meu blog estou "preso" ao tema...mas qualquer dia faço um mais livre e radical! Tenha eu tempo...
Um abraço do "Mourix"

Teresa Durães disse...

Que todas as suas Mães (as presentes e ausentes) tenham um bom dia!

Blue Guitar disse...

comovente, caro brother. a avó tb te dava notas de 20 escudos?
abraço grande

Tozé Franco disse...

Gostei do texto e da forma sentida como está escrito.
Uma abraço e continue.
Um abraço para Alvôco.

manuel neves disse...

Agradeço a todos as palavras e os incentivos deixados.
Fraternalmente

asn disse...

Caro Manuel Neves

Vou assinar este livro de visitas só para me apresentar.
Vim aqui cocurejar (bem, ainda não anoiteceu mas eu sou daquelas corujas que voam a qualque hora do dia ou da noite...mais tarde poderei voltar a falar desta expressão muito popular entre os radioamadores, pelo menos os de "antigamente"...) seguindo as pistas escancaradas pelo "Mourix".
Pelo que li, digo-lhe já que gostei e que vou passar a ser um leitor assíduo deste cantinho da blogosfera...esta teia que cada dia se renova, se reforça, tende para o Infinito...até onde? até quando?
Um abraço que já quase que o conheço, penso eu!

aavozaida disse...

Meu amigo
Sou mãe e sou avó.
O seu texto tocou-me fundo.
Permita-me que o abrace.