segunda-feira, fevereiro 07, 2011

A CANTIGA AINDA É UMA ARMA !!!

O repentino e natural êxito que a canção "Parva que Sou" dos Deolinda obteve, leva-me a pensar de forma simplista, bem sei, que a Cantiga ainda é uma Arma. Esta canção está a ser adoptada como canção protesto, por esta crise que passa e teima em ficar, de protesto por esta classe politica medíocre que supostamente nos governa ou quer governar e por uma oposição ávida de poder e não menos medíocre. Leva-me a um outro tempo, não muito longínquo, mas que muito bem recordo (relembro os meus cabelos brancos), das cantigas que abertamente, livremente e definitivamente entoaram após a revolução de 25 de Abril de 1974. Cantigas criadas após Abril de 74, mas tantas e tantas nascidas na noite escura do Salazarismo, ouvidas à escondida da policia politica e dos bufos de então e que foram a outra face da revolução, pois, a verdade, eu assim acredito - A Cantiga é uma Arma!
Desculpem, caros leitores, pode ser demodé, mas cantigas na voz de: José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Pedro Barroso, Sérgio Godinho, Padre Fanhais, José Mário Branco, Luís Cilia, Manuel Freire, Ermelinda Duarte, Fausto Bordalo Pinheiro, Vitorino, Janita Salomé e outros que a minha memória já não alcança, confesso, ainda me fazem vibrar, tantas vezes comover até ás lágrimas, sabem que mais?! A CANTIGA AINDA É UMA ARMA !!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Não poderia deixar de concordar mais contigo!... E ainda por cima a música é algo que me é intrinsecamente inexplicável, entranhas do meu ser... que mais directamente me chega ao coração!... E, portanto,venham mais cinco!... Venham muitas mais!... Sempre e não nos deixem esquecer!... Nunca!.. :)

J.Pombo disse...

Música de intervenção, bem vinda de volta finalmente...! Aos Deolinda os meus parabéns,bem hajam!Aos "outros músicos" que as vossas letras comecem também a servir para alguma coisa e não para usar e deitar fora...!Um abraço Cesar!

Graça Pires disse...

A cantiga nunca deixou de ser uma arma. Parabéns aos Deolinda.
Beijos.